Onze passeios para levar @ crush pra conhecer melhor SP

Crédito: iStock

São Paulo faz 469 anos neste 25 de janeiro e, para lembrar que a cidade está cheia de passeio legal, a gente preparou uma lista com onze roteiros bem gostosinhos que são a cara da capital paulista: diversa. Tem bar no subterrâneo do Municipal, tem parque urbano, jardim botânico, tem bairro com cara de cidade do interior…

Prepare o pé e bora pra rua com a nossa seleção de cantos especiais de SP!

BARES NA BARRA FUNDA

A região entre os Campos Elĩseos e a Várzea da Barra Funda sempre foi muito rica culturalmente, mas nos últimos anos têm recebido uma série de bares e restaurantes novos super bacanas. Um deles é o Mescla, na rua Sousa Lima, onde fica também o Trago Bar, o Laskarina e o A Dama e os Vagabundos - outras opções deliciosas para comer e beber observando o movimento da calçada. 

Endereços:

Mescla - Rua Sousa Lima, 305

Trago Bar - Rua Sousa Lima, 174

Laskarina Bouboulina - Rua Sousa Lima, 67

A Dama e os Vagabundos - Rua Sousa Lima, 43

JARDIM BOTÂNICO

Um dos lugares mais bonitos e não tão conhecidos da cidade, o Jardim Botânico paulistano fica na zona sul, no bairro da Água Funda. Museu botânico, estufas, deck, lagos, bosques, trilhas e jardins fazem parte dos espaços que podem ser visitados, repleto de mata nativa e ótimo para enxergar uma SP mais verde. 

Endereço: Avenida Miguel Estefno, 3031 - Vila Água Funda

Crédito: @bardosarcos

BAR DOS ARCOS
A ideia é ir num local interessante e representativo de SP, mas também fazer um date intimista e gostosinho? O Bar do Arcos é uma aposta. Ele fica no subterrâneo do Theatro Municipal, com cardápio de drinks e comidinhas bem elaborado, luzes baixas e decoração minimalista, valorizando a arquitetura. 

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n - República

Crédito: @ohfregues

FREGUESIA DO Ó

O Largo da Matriz, no distrito da zona norte paulistana, é um passeio delicioso que faz a gente se sentir numa cidadezinha do interior. Aproveite para conhecer bares como O Alemão, que serve schnitzels e chucrutes em um amplo casarão antigo, ou o Oh Freguês, com mesas ao ar livre, rooftop com vista panorâmica, drinks e música ao vivo. Passeio bom para um sábado à tarde. 

Endereços:

O Alemão - Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 134

Oh Freguês - Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 145

Crédito: @pinacotecasp

PINACOTECA

Descer na Estação da Luz, passear pelo Parque e seguir até uma exposição da Pinacoteca, parando para um café no museu ou um almoço no armênio Effendi, que fica na região: passeio perfeito com @crush. O local está com três ótimas mostras em cartaz até abril, contemplando fotografia, performance e instalações.

Endereço: Praça da Luz, 2 - Luz

BIXIGA A PÉ

Bairro de origem negra, com imigração italiana, migração nordestina e de outros cantos do Brasil e do mundo, o Bixiga é um local a ser visitado a pé para conhecer melhor São Paulo. Casas do norte, antiquários, sambas, bares e restaurantes fazem parte do rolê, que tem locais como Teatro Oficina, Box 62, Sirigoela Bar e Casa Barbosa a serem conhecidos a dois (consulte a programação dos espaços). 

Endereços: 

Teatro Oficina - Rua Jaceguai, 520

Box 62 - Rua Jaceguai, 557

Sirigoela Bar - Rua 13 de Maio, 79

Casa Barbosa - Rua Rui Barbosa, 559

PASSEIO NA PENHA

Bairro tombado em seu centro, a Penha, na zona leste paulistana, também guarda um clima característico, com sobrados e casarões antigos preservados, além de belíssimas igrejas. Suba a colina e circule a pé, aproveitando para conhecer o Centro Cultural da Penha, com estátua do músico Itamar Assumpção - que viveu ali -, e pare para uma cerveja com comidinhas deliciosas no tradicional Bar do Jão.

Endereços:

CCPenha - Largo do Rosário, 20

Bar do Jão - Rua Antônio Lobo, 33

MINHOCÃO DE DOMINGO

Já um clássico, ir ao Minhocão fechado para carros aos domingos para correr, caminhar, andar de bike, patins, tomar sol, encontrar amigos é um programa também legal para observar a arquitetura dos prédios do entorno e a arte urbana das laterais de prédios grafitados. Para os que gostam de um rolê mais urbano. 

Endereço: entrada pela rua da Consolação (altura da praça Roosevelt)

Crédito: Divulgação Peruche

ROTA DO SAMBA NA ZN

A zona norte paulistana concentra escolas de samba tradicionais e casas de shows incríveis para quem gosta do ritmo. Villa do Samba, Quintal Casa Verde, Peruche e Mocidade Alegre são algumas dicas para se jogar por lá. Consulte a programação de shows e ensaios que, por vezes, dá para fazer mais de um rolê no mesmo dia. 

Endereços:

Villa do Samba - Rua João Rudge, 340

Quintal Casa Verde - Avenida Casa Verde, 2118

Unidos do Peruche - Rua Samaritá, 1040

Mocidade Alegre - Rua Samaritá, 1020 

Crédito: Instituto Bardi

CASA DE VIDRO

O Instituto Bardi, mais conhecido como Casa de Vidro, é projeto da arquiteta italiana que idealizou o Masp e o Sesc Pompeia, cuja obra ajuda a definir um tanto da identidade paulistana. A casa que foi residência da artista, inaugurada em 1951, tem detalhes arquitetônicos, móveis e decoração encantadores, compondo um acervo muito rico. Visita ótima pra quem gosta de arte e de um passeio tranquilo. 

Endereço: Rua General Almério de Moura, 200 - Morumbi

Crédito: Divulgação

RESERVA CULTURAL

Quer um lugar que una lazer, cultura e gastronomia para um date agradável? Você pode encontrar esse lugar ali no coração da Avenida Paulista. O Reserva Cultural é o cantinho perfeito para quem quer aproveitar um encontro mais calmo, sem precisar andar tanto para comer, relaxar e amar, pois no complexo é possível encontrar desde opções de locais para desfrutar de delícias gastronômicas, como por exemplo a cafeteria Pain de France e o Bistrô Reserva, depois dar uma passada na livraria e para finalizar, curtir um dos filmes que estejam em cartaz nas salas de cinema que o Reserva dispõe. O ambiente também é palco de eventos culturais, em algumas ocasiões recebendo atores, escritores e cineastas consagrados. 


Endereço: Avenida Paulista, 900 - Bela Vista

Gostou deste conteúdo? Acessando a nossa aba “Descobrir", dentro do aplicativo, você tem acesso a várias listas como esta! Aproveite. 😉