De parque a bar ‘interiorano’, seis passeios perfeitos em BH

Café com Letras, na Savassi | Crédito: Divulgação

Tá de passagem pela capital mineira ou é de BH e quer propor um passeio delicinha pra fazer a dois pr@ crush? Vem com a gente nessa lista: tem de parque e roteiro com arquitetura moderna a cinema de rua, passando por restaurante dentro de um antigo mercado a bar com pinta de estabelecimento do interior - lembrando que já demos dicas por aqui de dez ótimos botecos na capital mineira.

Crédito: Divulgação/Qu4rto Studio/Acervo Belotur

PARQUE DAS MANGABEIRAS

No pé da Serra do Curral, esse parque com paisagismo de Burle Marx é um roteiro bom para um date diurno, no pique encontro saudável. Aproveite para fazer um piquenique, percorrer trilhas tranquilinhas parque adentro, apreciar o lago e as nascentes, além de visitar o mirante com uma vista linda da cidade. Também dá para combinar uma corrida ou praticar esportes em uma das quadras do local.

Endereço: Avenida José do Patrocínio Pontes, 580, Mangabeiras

CINEMA DE RUA

Para aquele date culturete, o Cine Santa Tereza exibe filmes alternativos, de forma gratuita, em um antigo casarão preservado inaugurado como cinema em 1944 - e restaurado para sua função original nos últimos anos, após abrigar variados comércios. O local tem também uma biblioteca especializada em audiovisual. Se for esticar, vá ao tradicionalíssimo boteco Mercadinho Bicalho (falamos dele aqui).

Endereço: Rua Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza

Centro de Arte Popular (Cemig)

CIRCUITO LIBERDADE

O complexo em torno da praça é um passeio perfeito unindo arte e roteiro ao ar livre. Vale visitar por ali o Centro de Arte Popular, a Casa do Patrimônio Cultural, o Museu Mineiro, o CCBB, o edifício Niemeyer e a própria praça com seu paisagismo icônico. Rolê diurno com sugestão de um brunch na Pão de Queijaria (sim, sanduíches de pão de queijo!) ou no Café com Letras, ambos a poucos metros dali.

Endereço: entre as avenidas Brasil, Bias Fortes e João Pinheiro, Savassi

MERCADO NOVO

Na ativa desde 1963, esse mercado tem passado por uma repaginação sem perder a essência. Nos últimos anos, o espaço manteve comércios antigos e agregou novos locais onde é possível comer e beber muito bem, sem frescura. No Jetiboca, vocês podem degustar uma broinha com café se o date for nessa pegada. Já no Viela, podem saborear cervejas artesanais, enquanto no Lamparina tomam uma boa cachaça e na Margô, ótimos drinks. A Tupis, anexa ao Viela, é o lugar para provar pratos com gosto de domingo em casa, como a lasanha bolonhesa, a torta de galinha e a lentilhada. Deu água na boca, né?

Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 499 - Centro

PAMPULHA

O conjunto arquitetônico projetado por Niemeyer e reconhecido pela ONU como patrimônio da humanidade é um passeio clássico na capital mineira e combina arquitetura, arte e paisagismo. O complexo é formado pelos edifícios e jardins do Cassino (hoje Museu de Arte da Pampulha), da Casa do Baile (hoje Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design), do Iate Tênis Clube, da Igreja de São Francisco de Assis (com painéis de Portinari em seu interior), pelo espelho d'água e pela orla da Lagoa. Dica: percorrer o circuito de bike com @ crush.

Endereço: em volta da Lagoa da Pampulha - Santa Amélia

Gostou deste conteúdo? Acessando a nossa aba “Descobrir", dentro do aplicativo, você tem acesso a várias listas como esta! Aproveite. 😉