Vamos celebrar o Rio? Dez passeios com história e paisagens incríveis

Foto: iStock

Janeiro é mês de São Sebastião, padroeiro do Rio, e muita gente até comemora o aniversário da cidade - oficialmente em março - na data, tamanha a relevância que ela tem pros cariocas. Sem tempo ruim, né? Sempre é momento de celebrar um dos destinos mais amados pelos brasileiros, e nessa lista a seguir a gente te dá dicas de onde ir com @crush para conhecer mais a cidade e ver paisagens incríveis. 

Lembrando aqui que a gente também já indicou roteiros guiados super bacanas na capital fluminense, lugares para um date diurno, lista de bares com vista, de rodas de samba, de lugares para tomar caipirinhas especiais ou para ver shows, além de programas culturais no Rio. Se joga!

LARGO DE SÃO FRANCISCO DA PRAINHA

No bairro da Saúde, zona central do Rio, região portuária, esse território negro é um passeio pela história (ali tinha, de fato, uma pequena praia), arquitetura e que reúne hoje em dia cantinhos legais para tomar uma cerveja e ouvir samba. No centro dele, está a escultura da primeira bailarina negra do Municipal do Rio, Mercedes Baptista. Vá ainda de dia para caminhar e reparar os detalhes, e aproveite o cair da noite para comer e beber em locais como o Bafo da Prainha, a Casa Porto ou o Armazém 04.  

Endereço: Rua Sacadura Cabral - Saúde 

JARDIM BOTÂNICO

Considerado por muita gente um dos lugares mais bonitos do Rio - e olha que a concorrência é alta -, o Jardim Botânico foi fundado em 1808 para aclimatar espécies nativas de outras partes do mundo. Num passeio pelo Jardim é possível fazer trilhas suaves, ver as vitórias-régias no lago, visitar o orquidário, o bromeliário e o cactário - rolês imperdíveis - e o Museu do Meio Ambiente, que abriga exposições. Além disso, há as ruínas da antiga fábrica de pólvora que funcionava ali. 

Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008 - Jardim Botânico

MAR

Aberto em 2013, o Museu de Arte do Rio fica na praça Mauá, região central do Rio, e tem uma arquitetura super interessante, com dois prédios (um palacete eclético e um edifício modernista) conectados por uma ponte que passa sob uma laje ondulada que chama a atenção de todos que veem. Por lá, exposições e um acervo com obras de coleções importantes podem ser visitados. 

Endereço: Praça Mauá - Centro

CASA CAVÉ

As confeitarias são parte da história do Rio de Janeiro, e visitar a Casa Cavé é viajar por sabores e períodos. O local surgiu em 1860 pelas mãos de um francês, e é o primeiro estabelecimento do tipo na cidade. Sua arquitetura tem influências de vários países, com vitrais e lustres adornando o espaço. No cardápio, pastéis de belém, argolas douradas e bolo jesuíta, entre outros doces notórios, muitos de origem portuguesa, comum na cidade.

Endereço: Rua Sete de Setembro, 133 - Centro

FEIRA DO LAVRADIO

Patrimônio imaterial do Rio, a feira que ocorre aos sábados acontece em uma via antiga e especial da cidade. Aberta na segunda metade do século XVIII, ela foi moradia de figurões, cenário retratado em obras de Machado de Assis e João do Rio, além de abrigar hoje antiquários e bares legais de visitar. Um passeio de manhã tanto pelas barracas quanto pelas lojas vale muito a pena. Para comer e beber, tem o Cantinho do Senado, Boteco Belmonte e a Cachaçaria Mangue Seco

Endereço: Rua do Lavradio - Centro

REAL GABINETE

Daqueles espaços que, ao visitarmos, é impossível não se impressionar. O Real Gabinete foi fundado na primeira metade do século XIX e inaugurado no edifício que ocupa hoje em 1887, passando a ser uma biblioteca pública em 1900, com um grande acervo de obras raras. A arquitetura do prédio também é muito interessante, exemplar de influência da coroa portuguesa na cidade na época. 

Endereço: Rua Luís de Camões, 30 - Centro

Foto: icmbio.gov.br  

PARQUE NACIONAL DA TIJUCA

Abrigando o Corcovado e o Cristo Redentor, essa grande área verde é um dos passeios que mostram que o Rio não é só praia, claro. O parque é resultado do primeiro grande projeto de reflorestamento no Mundo, iniciado em 1861. Por lá, conhecer as cachoeiras e admirar a cidade do Mirante Dona Marta ou da Vista Chinesa são opções de passeios. Na entrada, há ainda o simpático Bar da Pracinha para tomar um café ou almoçar. 

Endereço: Praça Afonso Viseu (acesso principal)

MANGUEIRA

Aos sábados ocorrem os ensaios da escola de samba mais famosa do mundo, a Mangueira, vinte vezes campeã do Carnaval carioca e fundada em 1928. Além dos ensaios, que atraem muita gente de fora, tem também uma série de eventos, em especial pré-desfiles, como feijoadas e shows na quadra da escola. 

Endereço: Rua Visc. de Niterói, 1072 - Mangueira

Foto: Montagem sobre fotos de @museudamare

MUSEU DA MARÉ

Museu criado por moradores do Complexo da Maré, o local que ocupa o espaço de uma antiga fábrica foi inaugurado em 2006 pelas mãos do então ministro da Cultura Gilberto Gil. É um passeio muito interessante para pensar sobre a história do Rio a partir da perspectiva das favelas e periferias. O projeto expográfico local está em permanente transformação, como a arquitetura das favelas.

Endereço: Avenida Guilherme Maxwel, 26 - Maré

QUINTA DA BOA VISTA

Um dos maiores parques urbanos do Rio, a Quinta da Boa Vista é um passeio muito legal pra fazer um piquenique ou só admirar os belos jardins, paisagismo do francês Auguste Glaziou feito lá no século XIX. No lago, dá pra fazer passeio de pedalinho ou caiaque. Vá cedo: fecha às 18h. 

Endereço: Avenida Pedro II, s/n - São Cristóvão

Gostou deste conteúdo? Acessando a nossa aba “Descobrir", dentro do aplicativo, você tem acesso a várias listas como esta! Aproveite. 😉